FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: ABDUÇÃO!

5.1.3.1 Produções dos Alunos sobre Abdução


Produção 26:


A abdução pode revelar um acordo ou um desacordo com um ou mais fatos. A abdução,cpode se totalmente válida ou apensa dar uma sugestão para algo, e é, também, um tipo de raciocínio (lógico) que assimila possibilidades, propondo uma explicação melhor para algo. 

Exemplo:

Antes de sair, você deixa sua cama arrumada, e, 

quando você volta, sua cama está desarrumada.

Então você abduz que alguém deitou ali.

(Thauane Gabrielle Vieira Teixeira, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 27:


A abdução é você observar algo e depois tirar suas conclusões sobre. 

Exemplo: 

Você entra no seu escritório e vê sua garrafa de água em cima do seu computador. 

A garrafa não é sua. 

Você observa isso, e, dai, você abduz: alguém (algum funcionário) esqueceu aquela garrafa alí.

(Isadora Teixeira de Macedo, 7º Ano, Turma 72, 12 anos)


Produção 28:


Eu acho que a abdução é a única que produz uma ideia criativa, por meio de uma lógica, e, isso tudo ao mesmo tempo. Meio que há duas etapas e uma conclusão. Assim, são três passos. As vezes ela poder estar errada, mas, muitas vezes, pode estar certa. 

Exemplo:

Depois que acaba o recreio você, você volta para a sua sala e vê que, sobre o caderno do colega, tem uma caneta com um texto pela metade. 

Vê, também que o quadro está branco.

Logo, você abduz que alguém apagou o quadro (um aluno ou o professor) e não deu tempo para o colega copiar o texto.

(Isabela Baptista Lucas , 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 29:


Abdução é quando você viu alguma coisa e pensou no que pode ter acontecido daquele ou de outro jeito 

Exemplo: 

Quando uma pessoa sai e vê, no pátio de sua casa, um plástico de bala no chão,

ela vai e pensa: ninguém aqui comeu bala. 

Alguém, provavelmente as crianças da vizinha jogaram o papel na rua e o vento trouxe até aqui.

Outro exemplo:

Você vê três sacos de areia, com respectivamente, areia rosa, roxa e verde. Daí, você olha pro chão e vê punhados de areias soltas, e elas são verdes, 

então, você pensa que aquelas areias são do respectivo saco, o de areia verde.

(Kerolin Maciel Rios, 7º Ano, Turma 72, 12 anos)


Produção 30:


Abdução forma um conceito que explica algo com mais clareza e assertividade, e mais informações concretas possíveis, também. É o buscar de algo de que forma pareça ser mais similar, ou, também, que melhor conclua ou explique. 

Exemplo:

Na hora de ir embora para casa, depois das aulas, haviam tesouras por cima das classes. 

Eu sei que essa é minha turma e que também o professor pede para os alunos  guardarem tudo antes de ir para casa. 

Então, certamente, posso dizer que a professora de Artes (que é a única que usa tesouras) deu aula no último período, e, então, meus colegas “se esqueceram” de guardar as tesouras.

(Nicole Lopes Soares, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 31:


O que há dentro da abdução é a criatividade e a construção de sentidos. A abdução pode ser entendida como tipo de raciocínio que culmina em uma compreensão ampla, ainda que somente uma hipótese sobre algo. 

Exemplo: 

Uma mulher estava se arrumando para sair, estava calor e a mulher botou uma roupa de verão: bermuda, regata, chinelo. Quando ela terminou de se arrumar, ela foi até a sua janela,

a janela estava molhada, ela achou muito estranho, pois, ainda estava calor, mas, o tempo havia virado: chovia, agora! 

Então, ela pondera e muda as suas roupas com base naquela observação.

(Roberta Alves de Oliveira, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 32:


Abdução é um pensamento lógico que chega a conclusões a partir de observações  e conhecimento cotidiano. 

Exemplo:

Ana saiu para o recreio em sua escola. Ela deixou sua caneta, marca texto, azul (que estava com seu nome escrito) em cima de sua classe. 

Quando ela voltou do recreio, percebeu que sua marca texto, azul, tinha sumido. Não estava mais no lugar onde ela tinha deixado. Então, ela procurou e achou em cima da classe de seu colega, João. 

Então, ela abduz que ele, das duas uma: ou havia roubado a sua caneta, ou, havia, momentaneamente, “tomado” emprestada.

(Yasmim da Silva Ortiz, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)



Como se viu, do mesmo modo que para indução e dedução, agora, em abdução, os alunos conseguiram guardar os principais aspectos inerentes a este tipo de raciocínio.

Passe-se, agora, à penúltima forma de pensar a ser abordada pelo presente texto.

Nenhum comentário:

13ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO!

   Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Inic...