FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: INDUÇÃO!

Está página serve para integrar a subseção "5.1.1 A Indução", que formam a seção "5.1 INSTIGANDO OS ALUNOS À PRODUÇÃO" do capítulo "5 O PENSAMENTO CIENTÍFICO", do artigo intitulado "FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA".


Assim, aqui, logo abaixo, estão publicadas as produções dos estudantes do 7º anos, feitas no ano de 2023.


São textos inéditos, feitos individualmente, com base nas aulas teóricas, apresentadas pelo artigo acima citado. 


Desta forma, as produções textuais aqui apresentadas são a externalização, feita por parte dos estudantes, a repeito de tudo aquilo que eles apreenderam a respeito das Formas de Pensar, das formas lógico-científicas estudadas em sala de aula!


5.1.1.1 Produções dos Alunos sobre Indução


Como poderá ser visto abaixo, e, desde já, para as outras formas de pensar, os alunos construíram, cada um deles, o seu próprio conceito de indução, bem como, elaboraram um exemplo próprio. Para tanto, os alunos valeram-se de seus Chromebooks e publicaram suas pequenas produções textuais no Spaces, do Gmail. Deste modo, ficava quase que garantida a impossibilidade de cópias e plágios, visto que todos tinham acesso ao que ia sendo publicado, no chat; eles mesmos reivindicavam a autoria de determinada ideia, ficando, aquele que copiou, obrigado e refazer seu texto.


Produção 1:


A indução é o raciocínio que, após considerar um número satisfatório de fatos individuais, faz uma conclusão, que é uma verdade geral, que vem  do particular e vai para o geral. 

Exemplo: 

Eu nasci com cordão umbilical, 

minha mãe nasceu com cordão umbilical, 

então todos os humanos nascem com cordão umbilical.

(Isabela Baptista Lucas, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 2:


Indução é um raciocínio lógico que leva em conta bastantes observações de fatos particulares para, com base neles, concluir um fato verdadeiro e mais abrangente que não havia sido observado.

Exemplo: 

Eu nasci sem dente,

meu irmão nasceu sem dente, 

então concluo que todos nós nascemos sem dentes

(Isadora Teixeira de Macedo, 7º Ano, Turma 72, 12 anos)


Produção 3:


A indução é o inverso da dedução. Partimos do sentido particular e vamos para o sentido geral. Em uma escada, a indução é a que sobe.

Exemplo: 

Eu preciso de água para viver, 

pessoas que ficam sem acesso à água, desidratam-se e morrem, 

então, concluo que todos as pessoas precisamo de água para sobreviver.

(Marina Medeiros Lobato, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 4:


Indução é achar verdades através de pensamento lógico ascendente.

Exemplo:

1- Minha plantas respiram, 

2- e as árvores respiram

3- Então, todas os vegetais respiram 

(Mondyna Suleika Elie Jn Francois, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 5:


Indução é um raciocínio que vem do particular ao geral.

Exemplo:

Meu cavalo Enzo tem pelos.

Os demais cavalos também têm pelos.

Então, todos os equinos têm pelos.

(Yasmim Da Silva Ortiz, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 6:


Indução é a comprovação segura de que aquele conhecimento (conclusão) está correto, e faz isso de baixo para cima.

Meu cachorro dorme

todos os cachorros cansam

então todos os cachorros dormem.

(Thauane Gabrielle Vieira Teixeira, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)


Produção 7:


Indução é um processo no qual se parte de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum e geral entre eles.

Exemplo: 

Eu preciso comer para sobreviver,

e minha irmã desde nenê, precisou comer, 

logo, todos os humanos precisam comer corretamente.

(Victoria Helena Krewer Ferraz, 7º Ano, Turma 72, 12 anos)


Produção 8:


Indução é um método de raciocínio que parte de observações específicas para chegar a conclusões gerais.

Exemplo:

Eu tenho cérebro sangue em minhas veias,

os meus colegas da escola, e pessoas do bairro têm sangue em suas veias,

logo, todos os seres humanos têm sangue correndo em suas veias.

(Yasmin Dandara Masud de Melo, 7º Ano, Turma 72, 15 anos)


Uma conclusão sumarizante para esta seção do texto é a seguinte: como se pode ver, os estudantes entenderam as particularidades do raciocínio indutivo.

Ao final, na conclusão geral, serão destacados alguns elementos pontuais de algumas das induções acima listadas.


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