5.1.4.1 Produções dos Alunos sobre Dialética
Produção 11:
Dialética é um pensamento que tem a ver com a tentativa de trazer um conceito à tona, retirando-o de dois modos de entender distintos. As formas distintas chamam-se:
Tese: seria uma possível verdade.
Antítese: seria a negação da possível verdade
Após identificado isso, isso é resolvido no debate entre elas duas, e, sugere-se a:
Síntese: uma verdade que leva em conta a Síntese e a Antítese.
Exemplo:
Tese: eu gostaria de comer um sorvete de flocos.
Antítese: mas, também estou com uma vontade imensa de comer um bolo com cobertura de leite condensado.
Síntese: então, faço um bolo de sorvete de flocos com cobertura de leite condensado.
(NICOLE LOPES SOARES, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)
Produção 12:
Dialética é um conhecimento que suurge onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debatê-las depois com mais clareza.
Exemplo:
Eu joguei um saco de garrafas plásticas no lixo,
o lixeiro passou e recolheu.
Depois, aquele material recolhido, foi para um ponto de coleta e separação. De lá, venderam as garrafas para um ponto de reciclagem.
Assim, aquelas garrafas velhas e viraram garrafas plásticas novas, e foram comercializadas outra vez, e, esse processo se repete.
(THAUANE GABRIELLE VIEIRA TEIXEIRA, 7º Ano, Turma 72, 13 anos)
Como se pode ver, os conceitos de dialética trouxeram mais texto, pois, trata-se de uma lógica que requer o confronto entre pontos de vista distintos e que se negam o tempo todo. Nos inúmeros casos acima aduzidos, fica claro que os estudantes entenderam o que é um raciocínio dialético.
A seguir, as produções a respeito da última forma de pensar abordada por este texto, a falácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário