sexta-feira, 30 de junho de 2023

15ª AULA: A LÓGICA COMO PENSAMENTO RIGOROSO: NOÇÕES DE LÓGICA (INTRODUÇÃO)!

O professor retomou as últimas aulas, e, de imediato, passou a contextualizar o porquê da temática da presente aula, a saber: como visto nas aulas passadas, e até mesmo no ano anterior, desde as leituras de Carl Sagan (capítulo 1: "A coisa mais importante" (de "O mundo assombrado pelos demônios")), temos que o método científico é mais importante até do que as próprias descobertas científicas, visto que, é do método que emergem as descobertas. Por outras palavras, sem o método, não teríamos a certeza de termos alcançado um conhecimento seguro e não teríamos feito descoberta alguma.

Deste modo, devemos, na disciplina de Iniciação Científica, recebermos noções de formas de pensar corretas de pensar, de Lógica, entendida com a "ciência das leis do raciocínio", para, que, assim, possamos dentro da dinâmica da Ciência, garantir um conhecimento científico, para que tenhamos sempre mais certeza a respeito deste conhecimento e de sua garantia.

Após esta breve contextualização, de posse dos Chromebooks, os alunos se conectaram ao Spaces da turma, e, lá, acessaram a apostila "GALDINO, André Luiz. Notas de Aula: lógica, indução e iniciação matemática. Giânia: UFG, 2016". 

Feito isso, procedeu-se a uma leitura explicativa do conteúdo da supradita apostila, à página 54 e seguintes.

Aspecto de como ficou o quadro da aula; à medida em que ia lendo o texto com os alunos, as devidas explicações iam sendo feitas.

Alguns dos elementos vistos, foram:

➸ o que é Lógica

➸ Aristóteles (Séc. IV a.C.) e suas contribuições para a lógica:

- Válido

- Não Válido

- Contraditório

- Universal 

- Particular

➸ Leibniz (1646-1716):

- notação 

- cálculo

Frege (1848-1925), Peano (1958-1932), Russel (1872-1970) e Boole (1815-1864):

- Lógica 

- Teoria dos conjuntos

- Filosofia da Ciência

- lógica booleana ("0" e "1"; "não" e "sim"; computadores e como eles calculam, etc.) 

➸ Princípio da Não-Contradição

➸ Princípio de Terceiro Excluída

➸ O que é uma Proposição

➸ O que não é uma Proposição

Feito isso, os alunos passaram a resolução de exercícios propostos pela própria apostila, à página 57.

A correção dos referidos exercícios ficou para a próxima aula.

Nenhum comentário:

13ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO!

   Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Inic...