quarta-feira, 24 de agosto de 2022

LEITURA DO CAPÍTULO 9 E ORIENTAÇÃO PARA O INÍCIO DA "PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"!

Aspecto dos alunos lendo em seus smartphones e chromebooks:
letramento científico através de leitura de obra especializada.

De posse dos Chromebooks da escola, bem como de seus smartphones particulares, os alunos concluíram a leitura do capítulo 7 e avançaram na leitura do capítulo 9.

Nesta aula também houve a seguinte combinação: para a próxima aula, cada aluno deve trazer, com base em algum espanto seu (páthos), um fato (social ou natural), enfim, um fato que queira observar melhor para fins de constituir a "Pesquisa de Iniciação Científica".

A pesquisa usará o Método Científico, por nós longamente estudado, a saber:

→ partindo de uma espanto, interesse (páthos (início propriamente dito da Ciência)) o aluno deverá buscar um

fato natural (fato que aconteça na Natureza) ou fato social (fato também que ocorra no meio social)

→ sobre esse fato, o aluno fará observações (i)

Obs.: a observação é feita com os olhos, e, também, com registros fotográficos, desenhos, gravações de vídeos e áudio, por exemplo.

→ feito isso, a respeito do fato, será elaborado um problema (ii)

Obs:. o problema é sempre uma pergunta, termina, portanto, com um ponto de interrogação (?). 

Ex.: "por que partes do bairro ainda são usadas para descarte de lixo?"

→ após essa elaboração, o estudante deverá construir algumas hipóteses (iii)

Obs.: a hipótese, ou ainda, as hipóteses, são as possíveis respostas para o problema elaborado. 

Ex.

- hipótese 1: "o bairro ainda é usado para o descarte de lixo, porque pessoas de lugares distantes vêm até aqui para fazer isso".

- hipótese 2: "os próprios moradores do bairro que descartam seus lixos nas proximidades do arroio do bairro".

→ com essa etapa concluída, um experimento (iv) deverá ser montado.

Obs.: o experimento é uma forma de reproduzir o fato anteriormente observado, bem como, as suas variáveis, ou seja, é a ocasião na qual os detalhes serão mais bem observados e analisados.

→ a análise dos resultados (v) é, como o nome já diz, a parte onde o estudante analisa, separa, detalha, é aquilo que emerge do experimento, o que o experimento permite mostrar e evidenciar.

→ feito isso o estudante passa para a etapa de elaboração de conclusões (vi), que são as explicações finais, excluindo as hipóteses que se mostraram falsas.

→ o experimento é novamente testado: repetição do experimento (vii), talvez até por outros colegas...

→ fim: o aluno procura elaborar um texto que seria a publicação científica (viii).

Estas são as 8 ("oito") etapas do Método Científico que o aluno da turma 72 deverá seguir para concluir a sua "Pesquisa de Iniciação Científica".

Nenhum comentário:

13ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO!

   Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Inic...