sexta-feira, 20 de outubro de 2023

30ª AULA: FALSEABILIDADE!

Aula expositiva dialogada e pesquisa sobre o conceito de falseabilidade, de Karl Popper (1902-1994).

O filósofo da ciência austríaco Karl Popper (1902-1994)
KARL POPPER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper>. Acesso em: 19 out. 2022.

Para recompor o que foi estudado na aula, é interessante refletir sobre o texto abaixo:

A ciência não é um sistema de enunciados certos ou bem estabelecidos, nem é um sistema que avance continuamente em direção a um estudo de finalidade. Nossa ciência não é conhecimento (episteme); ela jamais pode proclamar haver atingido a verdade ou um substituto da verdade, como a probabilidade. Não obstante, a ciência tem mais que um simples valor de sobrevivência biológica. Não é tão somente um instrumento útil. Embora não possa alcançar a verdade nem a probabilidade, o esforço por conhecer e a busca da verdade continuam a serem as razões mais fortes da investigação científica. Não sabemos; só podemos conjecturar. Nossas conjecturas são orientadas por fé não científica, metafísica (embora biologicamente explicável), em leis, em regularidades, que podemos desvelar, descobrir. À semelhança de Bacon, poderia descrever a ciência contemporânea – “o método de raciocínio que hoje os homens aplicam comumente à natureza” – como consistindo de “antecipações,de intentos temerários e prematuros” (POPPER, 2013, p. 243).


Obs.: as aulas 26ª, 27ª, 28ª e 29ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens, os Portfólioios dos estudantes.


DICA: os alunos mais avançados, podem, ainda, não só para recompor o que foi estudado, mas, também, para ir além, fazer a consideração de dar uma estudada na bibliografia, abaixo:

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

8ª AULA: RECUPERAÇÃO (REESCRITA)!

A aula de hoje pode ser considerada uma recuperação  e/ ou um momento de reescrita.  Para organizar o momento de hoje, o professor distribui...