Prezados estudantes,
ao longo do 1º Trimestre, que se desenvolveu de de 21 de fev. até dia 31 de mai., estudamos uma série que conteúdos extremamente importantes quando estamos falando em "letramento científico" (cf. BNCC, 2018, p. 321). Focamos em uma
perspectiva, [da] área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, [visando] assegurar [a vocês,] alunos do Ensino Fundamental [,] o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. (BNCC, 2018, p. 321).
Deste modo, nos vimos:
► Os conhecimentos que antecedem os Conhecimento Científico:
→ Conhecimento popular
→ Saberes populares
→ Doxa
► Os conhecimentos que antecedem a Ciência propriamente dita: o nascimento da Ciência
→ Desde os gregos:
» o abandono do pensamento mítico:
- o Lógos
- o Kósmos
- a Arché
- a Physis
- e o Páthos
► As Etapas da Investigação Científica: as Etapas do Método Científico:
→ Observação de um fato na natureza
→ Formulação do problema
→ A elaboração da hipótese
→ Montagem e execução do experimento
→ A análise dos resultados
→ Elaboração das conclusões
→ Repetição do experimento
→ Publicação científica
Diante disso, estamos prontos para avançar nos estudos que compreendem a Iniciação Científica. Faremos isso, ao longo do 2º Trimestre, com o auxílio de uma leitura básica.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 321. Fonte: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 31 de mai., 2022)
MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipionie, 2003, p. 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário