Prezados estudantes,
para guiar, ou ainda, embasar os nossos estudos ao longo do 2º Trimestre, temos 04 ("quatro") sugestões de leitura.
Abaixo, cada uma delas é apresentada, bem como, seus autores, e, ao final, há um Link que encaminha a um Site de votação, onde o livro mais votado por vocês será o adotado.
Então, sugiro que vocês leiam atentamente cada uma das opões para formularem um "voto", uma escolha relativa a qual livro vocês gostariam de ler ao longo das próximas aulas.
OPÇÃO 1 DE 4:
"Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman", Richard P. Feynman
O LIVRO
Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso, ele conta os casos mais engraçados e excêntricos desde a infância, quando já se mostrava um menino engenhoso e brincalhão, até o momento em que recebeu o prêmio Nobel, com a personalidade desafiadora e fora dos padrões que o tornou extremamente popular dentro e fora da área acadêmica. Suas palestras sobre física, um marco na vida de outras personalidades extraordinárias, como Bill Gates ― que assina uma breve introdução neste livro ―, encantaram gerações de estudantes e outros interessados em conhecimento científico de uma maneira geral.
A notável capacidade intelectual de Feynman se iguala ao seu impulso por aprender: instrumentos musicais, pintura, línguas, comportamento humano, biologia... o físico parece uma máquina de absorção de conhecimento, capaz de entender e explicar o mundo de forma inusitada aos seus leitores.
Entre as muitas histórias curiosas reunidas nesta edição, destacam-se os episódios em que ele trocou ideias sobre física atômica com Einstein, quebrou o segredo de cofres que continham informações sobre o programa nuclear, deu aulas e desfrutou do Carnaval no Brasil. Narrador inteligente e bem-humorado, Feynman mostra por que é um dos intelectuais mais adorados de sua geração e até hoje fascina todos aqueles apaixonados por ciências.
O AUTOR
Richard Phillips Feynman (Nova Iorque, 11 de maio de 1918 - Los Angeles, 15 de fevereiro de 1988) foi um físico teórico norte-americano do século XX, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e ficou conhecido pelos seus trabalhos no ramo da formulação integral da mecânica quântica. Pelas suas contribuições para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, Feynman recebeu o Nobel de Física em 1965 junto ao Julian Schwinger e Shin'ichiro Tomonaga. É irmão mais velho da astrofísica Joan Feynman.
OPÇÃO 2 DE 4:
"O Universo numa casca de noz", de Stephen Hawking
O LIVRO
"O Universo numa Casca de Noz [...] é um livro sobre física teórica escrito pelo renomado físico Stephen Hawking. Voltado explicitamente ao público leigo, apresenta, de forma clara e sem o uso de matemática, as principais ideias antes e hoje debatidas pelos físicos teóricos, abrangendo desde o microcosmo quântico até o macrocosmo universal; abordando desde a possibilidade de existência de partículas fundamentais ainda não detectadas, de buracos negros e de viagens no tempo, até o destino biológico e tecnológico da humanidade em um futuro não muito distante."
O AUTOR
"Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942 - Cambridge, 14 de março de 2018) foi um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Mate
mática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge."
OPÇÃO 3 DE 4:
"O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan
O LIVRO
"Assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalid
ade. Como todos os livros do autor, O mundo assombrado pelos demônios está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento fundamentais para o método científico: o ceticismo e a admiração."
"Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 - Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e ficção científica."
"Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico. Promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária.[5] Também fundou a organização não governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da exobiologia. Sagan passou grande parte da carreira como professor da Universidade Cornell, onde foi diretor do laboratório de estudos planetários. Em 1960 obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago.Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e coescreveu. O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contato, que serviu de base para um filme homônimo de 1997. Em 1978, ganhou o Prémio Pulitzer de Não Ficção Geral pelo seu livro The Dragons of Eden. Morreu aos 62 anos, de pneumonia, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).Ao longo de sua vida, recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho de divulgação científica. Sagan é considerado um dos divulgadores científicos mais carismáticos e influentes da história, graças a sua capacidade de transmitir as ideias científicas e os aspectos culturais ao público não especializado."
"O Livro da Ciência", escrito por vários autores especialistas em Ciências
O LIVRO
“'A ciência é uma busca continua pela verdade - uma luta perpétua para descobrir como o universo funciona [...]'. O livro da ciência, sétimo volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos – da qual fazem parte os bests-sellers "O livro da filosofia" e "O livro da psicologia" - traz de maneira simples e acessível os principais nomes e conceitos que moveram a curiosidade humana desde o início das civilizações. Escrito por professores e pesquisadores, o livro apresenta biografias e citações de grandes pensadores, linhas do tempo com os principais acontecimentos de cada período, diagramas que apresentam teorias complexas e ilustrações divertidas. Seguindo o projeto editorial dinâmico de toda a coleção, O livro da ciência conta com gráficos e boxes que ilustram conceitos como a gravidade, as propriedades da luz, correntes elétricas e compostos químicos, além de destacar as máximas que permearam a evolução do conhecimento científico, introduzindo seus autores: Arquimedes, Copérnico, Francis Bacon, Isaac Newton, Alan Turing, Stephen Hawking, entre tantos outros. Dividido em seis partes, que vão desde 600 a.C. – “O começo da ciência” – passando por toda a evolução das principais teorias até chegar ao presente – “Pilares fundamentais” – o título conta ainda com um Diretório, que traz uma breve biografia das figuras mais importantes de cada área, e um Glossário com os termos científicos essenciais. Um apanhado completo para curiosos, estudantes ou quem deseja se aprofundar no assunto.
Adam Hart-Davis, editor e consultor: estudou Química nas universidades de Oxford, York e de Alabama, no Canadá. Passou cinco anos a editar livros científicos e há 30 que produz e apresenta programas de televisão e rádio sobre ciência, tecnologia, matemática e história. Escreveu 30 livros sobre ciência, tecnologia e história."
"John Farndon: é um escritor científico, cujos livros foram quatro vezes selecionados para o prêmio literário júnior de ciência da Royal Society e também escreveu para o prêmio da Society of Authors Education. Escreveu entre outros livros The Great Scientists e The Oceans Atlas. Contribuiu para os livros Science e Science Year by Year da DK."
"Dan Green: é autor e escritor científico. Tem um mestrado em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e já escreveu mais de 40 livros. Recebeu duas menções honrosas para o prêmio da Royal Society Young Peaple's Book de 2013 e a sua série Basher Science vendeu mais de dois milhões de cópias."
"Derek Harvey: é um naturalista com interesse específico em biologia evolutiva e o autor de título como Science e The Natural History Book da DK. Estudou Zoologia na Universidade de Liverpool, ensinou uma geração de biólogos e liderou expedições à Costa Rica e a Madagascar."
"Penny Johnson: começou como engenheira aeronáutica, trabalhando em aviões militares durante doze anos, antes de se tornar professora de ciências e mais tarde editora, produzindo cursos didáticos de ciências para escolas. Há mais de dez anos que Penny se dedica a tempo inteiro à escrita educativa."
"Douglas Palmer: um escritor científico com residência em Cambridge, na Grã-Bretanha, publicou mais de 20 livros nos últimos 14 anos - recentemente, uma publicação (NHM Evolution) para o Museu de História Natural de Londres e o livro WOW Dinossaur da DK. É também professor no University of Cambridge Institute of Counting Education."
"Steve Parker: é autor e editor de mais de 300 livros informativos de ciência, especialmente biologia e ciências da vida. Tem uma licenciatura em Zoologia, é membro científico sênior da Zoological Society de Londres e autor de livros para várias idades e editoras. Steve já recebeu diversos prêmios, mais recentemente o UK School Library Association Information Book Award de 2013, por Science Crazy."
"Giles Sparrow: estudou Astronomia no University College de Londres e Comunicação Científica no Imperial College, em Londres, sendo autor best-seller de livros científicos e de astronomia. Os seus títulos incluem Cosmos, Spaceflight, The Universe en 100 Key Discoveries e Physis in Minutes, além de contribuir para a DK em livros como Universe e Space."
Após ter lido a apresentação das obras acima, bem como, de seus autores, clique no Link abaixo para entrar no "Google Formulários" e votar na obra que mais lhe interessa ler...:
::: CLIQUE AQUI PARA VOTAR :::
Nenhum comentário:
Postar um comentário